Voluntários do riso visitam pacientes em hospital

Na próxima sexta-feira (18), o grupo Doadores D’Alegria deste ano vai visitar os pacientes. A iniciativa tem como objetivo abordar pacientes, familiares e funcionários promovendo a humanização nos serviços hospitalares, por meio de atividades que proporcionam descontração e auxiliam o enfrentamento da dor e do sofrimento.

Em duplas ou trios, os chamados e vestidos de palhaços, eles se propõem a oferecer um cuidado além dos convencionais, oferecidos pelos médicos. O grupo realiza, em média, uma visita por mês no hospital Vita, em Curitiba.

A interação é feita nas UTI’s, sempre com a permissão do paciente, por brincadeiras, histórias, músicas, bexigas e outras atividades com técnicas e métodos de improviso, levando riso e alegria ao ambiente. As atividades também são acompanhadas pela equipe de psicologia do hospital: “Sabe-se que o momento do adoecimento e internação hospitalar é gerador de estresse e ansiedade, situações estas que podem comprometer o restabelecimento da saúde”, explica a psicóloga Raphaella Ropelato, uma das idealizadoras da ação. Segundo ela, oferecer apoio psicológico e ofertar atividades que possam ser realizadas dentro deste ambiente, procuram ampliar as estratégias de enfrentamento, manter funções cognitivas e atingir uma resposta de relaxamento.

Foto: Divulgação

(Visited 38 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *