Conheça Morretes – cidade histórica do Paraná

Se você está turistando em Curitiba, inclua em seu roteiro a cidade de Morretes. Fica pertinho da capital paranaense – cerca de 70 km -, e dá para fazer um passeio bate e volta. Fundada em 1733, Morretes é uma das cidades históricas mais importante do Paraná e contribuiu muito para o desenvolvimento do Estado.


Como chegar até Morretes

O trajeto feito por trem até Morretes é um dos mais bonitos do mundo – Foto: Divulgação

Há três forma de chegar até a Morretes. É possível ir de carro/van, ônibus e trem. Mas, seja qual for a sua escolha para chegar até à cidade histórica, a melhor opção para retornar a Curitiba é van ou ônibus. Mas, lembre-se de comprar o bilhete assim que chegar por lá. Como o destino turístico é muito procurado, se deixar para comprar só na hora de voltar, os bilhetes podem ter esgotados.


Transporte de carro ou van

Se a opção escolhida foi carro ou van a nossa sugestão é que vá pela Estrada da Graciosa que é, sem dúvida, uma das mais bonitas do Brasil.

O trajeto, que foi muito importante para o transporte de café, erva mate e madeira, foi um dos primeiros acessos ao litoral paranaense e ainda mantém seu aspecto histórico. Até a metade do século XX, a estrada da Graciosa era a única pavimentada no Estado. A estrada, por si só, já é uma atração à parte, com 30 km de descida. Mas, fique atento e dirija com atenção, porque o caminho possui muitas curvas. Procure evitar passar por lá em dias de chuvas e de cerração.


Trajeto de trem

O trajeto feito pelo trem é o maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil – Foto: Lu Oliveira

Você também pode ir de trem que, na minha opinião, é a melhor opção de transporte para o turista. A estrada de ferro foi inaugurada em 1885 pela princesa Isabel. E passa pelo maior trecho contínuo de Mata Atlântica no Brasil.

A descida leva em torno de três horas e meia e é uma experiência única com visão privilegiada da Serra do Mar, com destaque para as belas cachoeiras que são verdadeiras pinturas na natureza. O passeio é feito pela Serra Verde Express que oferece ao turista diferentes classes, com preços variados também.

Saindo de Curitiba, até chegar ao destino final, se passa por várias cidades da Região Metropolitana de Curitiba, por túneis e pontes. A maior de todas é a Ponte São João, construída apenas com rebite, sem nenhum prego. Também durante o trajeto é possível conhecer a Cachoeira Véu de Noiva e a Garganta do Diabo. Este passeio de trem está entre os mais bonitos do mundo.


Onde comer

Os restaurantes mais procurados pelo turistas estão ao redor da orla – Foto: Divulgação

Ao desembarcar na estação final, já estará quase na hora do almoço e a disputa por bons restaurantes é levada a sério pelos visitantes, já que todos querem um lugar perto da orla.

O que não falta na cidade são opções de restaurantes, que atendem a todo tipo de gostos e bolsos. Os mais procurados pelos turistas são aqueles que estão na orla do rio, onde se tem uma visão panorâmica de boa parte da cidade. É lá que você pode experimentar o tradicional barreado.

O barreado é o prato típico do Paraná e é na cidade de Morretes onde faz mais sucesso. É impossível ir até à cidade e não comer a iguaria, que vem acompanhado de farinha e banana. O prato é preparado em panela de barro com pedaços de carne desfiada. Mas, caso opte por outro cardápio, os frutos do mar fazem bastante sucesso por lá.

Além do barreado, você também precisa experimentar a cachaça, uma das melhores e mais famosas do Brasil. E, quando for embora, não esqueça de levar as tradicionais balas de banana. E leve muitas, porque eu tenho certeza de que ficará viciado no sabor.


O que fazer em Morretes

Centro Histórico

Ponte sobre o rio Nhundiaquara – Foto: Lu Oliveira

Centro Histórico de Morretes pode ser percorrido a pé e se destaca pela arquitetura que chama ainda mais atenção por suas construções coloridas. Os principais atrativos da cidade estão aos arredores do Rio Nhundiaquara, onde fica o coração da cidade, com seus casarões históricos. Os mais corajosos descem o rio de boia.

Nos finais de semana, período em que a cidade está cheia, também tem uma feirinha de produtos coloniais e souvenirs.


Casario de Morretes


A arquitetura da cidade é uma das mais bonitas do Paraná – Foto: Lu Oliveira

Casario de Morretes é o grande destaque da cidade. A sua construção é datada do século XVIII. A arquitetura, digna de ser apreciada, é facilmente encontrada entre as ruas estreitas. Restaurantes, docerias e lojinhas de artesanatos estão instalados em casarões coloniais.


Igreja Matriz

Igreja Nossa Senhora do Porto levou 38 anos para ser construída – Foto: divulgação

Igreja Nossa Senhora do Porto é uma das principais atrações. Começou a ser construída em 1812 a partir de uma antiga capelinha e foi inaugurada em 1850. Por estar em lugar privilegiado, a construção pode ser vista de vários pontos da cidade. E super vale a pena conhecer.


Hisgeopar

Parque Hisgeopar – para obrigatória para conhecer a história do Paraná – Foto: Divulgação

Reserve um tempo para visitar o Parque Hisgeopar que, através de uma maquete, conta a história do Paraná e mostra também a geografia do Estado com representações do litoral, contemplando o primeiro e o segundo planalto paranaense.

Quando estiver em Curitiba, aproveita para conhecer os principais pontos turísticos da cidade com a Linha de Turismo. E, não deixe de incluir em seu roteiro o Museu do Holocausto, o único no Brasil.

2 thoughts on “Conheça Morretes – cidade histórica do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *