Transporte Coletivo: a partir de sábado (15) linhas do Interbairros II e III terão pagamento exclusivo com cartão

Já há algum tempo Curitiba vem modificando a forma de pagamento do transporte público e, a principal mudança é que a maioria dos ônibus não aceitam mais o pagamento da passagem em dinheiro, mas somente em cartão.

Passagens das Linhas do Interbairros II e II só podem ser feitas com cartão dentro do veículo – Foto: Hully Paiva/SMCS

E a Urbs, informou nesta terça-feira (11) que as linhas Interbairros II e II passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado (15). A validação da passagem pode ser feita por cartão-transporte e também nos cartões de débito e crédito. De acordo com a Urbs, dos 80 mil passageiros/dia, apenas 5,22% pagam a passagem com dinheiro.

Facilidade

Há dois anos, desde março de 2020, a Urbs tem ampliado o número de linhas de transporte público que aceitam exclusivamente o cartão como pagamento, com crescimento considerável em 2022. Atualmente, das 242 linhas da capital paranaense, 239 – incluindo as linhas interbairros II e II, que começam no dia 15/4 – só aceitam o pagamento através do cartão.

Além da questão da segurança – pois diminui a quantidade de dinheiro circulando – o cartão contribui na agilidade do embarque.

O uso exclusivo do cartão é válido somente quando o pagamento é feito dentro do ônibus. Nas estações-tubos e terminais, o pagamento continua sendo aceito em dinheiro e cartões.

Onde fazer o cartão transporte

A primeira via do cartão-transporte é feita sem nenhum custo para o usuário. É preciso agendar um horário de atendimento e depois comparecer a uma das unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania. É preciso levar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

Se você não sabe onde está o seu cartão-transporte e precisa fazer um novo, também é preciso agendar um horário. Mas, nesse caso, é cobrado uma taxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *