O que fazer em São Bento do Sul

Qual é a definição de turismo para você? Para nós, do Paraná Aqui, é uma grande oportunidade de fazer novos amigos e também vivenciar culturas que não fazem parte do nosso dia a dia. E, claro, sugerir lugares incríveis para que você possa unir, em uma só viagem, lazer, cultura e gastronomia. A dica de hoje é o turismo na bela cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

A Ponte de Pedra foi construída em 1884 – Foto: Paraná Aqui

Se você, assim como nós, também se perguntou se vale à pena sair do conforto do seu lar para encarar alguns dias em um lugar tão diferente do que está acostumado, a resposta é uma só: Sim! E como vale.


Estrada Dona Francisca

Estrada Dona Francisca – arquitetura em estilo europeu – Foto: Paraná Aqui

É preciso dizer que incluir a Estrada Dona Francisca no roteiro de viagem é obrigatório? Pode não ser preciso, mas afirmamos que sim! O caminho faz parte de um importante período histórico da cidade e serviu para que os colonizadores chegassem até o Planalto Norte de Santa Catarina. Durante o trajeto é possível perceber a influência europeia na arquitetura das casas. Ao longo da estrada o turista encontra lojas de artesanatos, área de lazer e muitos cafés coloniais com cardápios que – com toda certeza – vão conquistar você.


Ecoturismo e esporte

Mas, se você é do estilo que gosta de aliar turismo cultural e esporte, escolheu o destino certo. Na cidade é possível fazer rapel, trekking e canyoning, tudo com muita segurança. Além de encontrar trilhas para o cicloturismo e caminhadas.

Os lugares mais procurados para o esporte de aventura são o Morro da IgrejaVale PerdidoCachoeira do Braço Esquerdo e Recanto Burguer Strasse.

Parque 23 de Setembro possui um dos maiores circuitos de arvorismo no Brasil, com desafiadoras trilhas suspensas sobre copas de cedros e araucárias.


Passeio de Maria Fumaça

No período que estivemos na cidade, por motivo das datas não coincidirem, não fizemos o famoso passeio de Maria Fumaça, que acontece uma vez por mês. Mas, reserve um espaço na agenda para a atração.  Durante o trajeto, o cenário encanta a todos com cachoeiras, florestas, rios e montanhas. E se prepare para um delicioso almoço típico polonês.


Área urbana

Praça Getúlio Vargas – Ao fundo está a igreja matriz, onde tem a Via Sacra retratada nas escadarias – Foto: Paraná Aqui

Reserve um momento para turistar pela área urbana. Visite a Praça Getúlio Vargas, o monumento aos imigrantes e o coreto. Ainda em seus arredores está a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, datada do século XIX, que tem a Via Sacra retratada nas escadarias. Inclua ainda em seu passeio a Casa dos Artistas e o Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff.


Onde ficar

Pousada Sítio Ponte de Pedra

Durante os três dias que estivemos na cidade nos hospedamos na Pousada Sítio Ponte de Pedra. Com arquitetura rústica, o local preserva a rotina dos hábitos rurais. Você lembra que, lá no início, falamos da importância do desapego do conforto de nossas casas? Pois bem, agora você vai entender o motivo.

A Ponte de Pedra foi construída em 1884 – Foto: Paraná Aqui

As acomodações possuem decoração com mobília antiga, que retratam o passado da família que comanda a pousada, e de grandes quartos que contém mais de uma cama. Esse tipo de espaço é muito procurado para quem vai em grupos de amigos. Se você prefere privacidade, também há chalés individuais. Engana-se quem pensa que o local é apenas para dormir, também há atrativos para aqueles que optam por ficar apenas no sítio.

O período da noite foi o mais marcante. O silêncio da madrugada era quase que absoluto, quebrado apenas pelos movimentos dos animais. Com destaque para o céu estrelado que, com a escuridão do local, brilhavam com intensidade.

Passeios a cavalo e de charrete estão entre as atrações oferecidas pela pousada – Foto: Paraná Aqui

Entre as principais atrações do sítio estão as opções de andar a cavalo, de charrete, e se refrescar em uma pequena cachoeira. Uma das principais atrações do estabelecimento é a ponte de pedra, criada em 1884.
* Para os passeios de cavalo e charrete, consulte valores.

Caso você queira registrar todos esses atrativos em tempo real, não há problema, pois a pousada disponibiliza aos seus clientes internet. Portanto, não se preocupe, pois aquela selfie maravilhosa está garantida.

Mas, se você é daquelas pessoas que em seu momento de folga gosta de ficar no seu quarto, escutando música e navegando nas redes sociais, sinto dizer, raramente terá tempo disponível para isso.


Onde comer

A gastronomia local é bastante diversificada. Visitamos diferentes estabelecimentos para indicar opções gastronômicas que agradam a todos os paladares.


Restaurante Sandori

Restaurante Sandori – o local é um dos mais tradicionais da cidade – Foto: Paraná Aqui

Inaugurado no ano 2000, o restaurante Sandori é um dos mais tradicionais da cidade. O cardápio traz opções de pratos tradicionais como o Eisbein (joelho de porco com bata souté, chucrute, salsicha branca e vermelha) e o Kassler (lombo defumado com batata souté, chucrute, salsicha branca e vermelha), peixe e churrasco. E, para os dias de frio, também há rodízio de sopas.

Como a nossa passagem pela casa foi à noite, optamos por uma refeição mais leve e o prato escolhido foi o salmão grelhado na manteiga com alcaparras, aspargos e champignon. E podemos garantir que foi uma excelente escolha.

Além do cardápio muito saboroso, não podemos deixar de elogiar o atendimento. Sem dúvida, a relação dos funcionários com os clientes só merece uma nota: 10.


Sítio Vale do Lago

Boa gastronomia em meio à natureza, ideal para almoçar em família – Foto: Paraná Aqui

O Sítio Vale do Lago é um dos lugares mais procurados para as refeições de domingos, tanto pelos turistas como pela população local. Por ser um local bem concorrido é aconselhável fazer reservas para garantir uma mesa. Caso esteja na cidade, mesmo que de passagem, aconselhamos a fazer a refeição por lá. A especialidade do restaurante são as massas caseiras.

Após um almoço farto e saboroso, o visitante pode usufruir do lugar que possui lindas paisagens e espaços para descanso.


Pizzaria Napolitana

Pizzaria Napolitana – Foto: Paraná Aqui

Qual é o prato favorito do brasileiro em uma noite de domingo? Exatamente, pizza! E essa foi a nossa escolha.

O rodízio da pizzaria Napolitana possui mais de 60 sabores, com 10 acompanhamentos, entre eles, batata gratinada, frango a passarinho e lasanha. A carta de vinho possui 20 opções para o cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *