Linha de Turismo – Conheça nove, dos 26 pontos turísticos por onde passa o ônibus

Está em Curitiba, mas não ficará muito tempo pela cidade? Então, se liga nessa dica que fará toda a diferença durante o período que estiver por aqui. Em dois dias é possível conhecer os principais pontos turísticos da capital paranaense.

A Linha de Turismo de Curitiba é um ônibus de dois andares que passa por 26 atrações turísticas da capital paranaense. Todo o trajeto é percorrido no período de três horas.

O roteiro inicia na Rua 24 Horas, mas é possível embarcar em qualquer um dos pontos de paradas. Com o bilhete em mãos, é possível usar quantas vezes quiser em um período de 24 horas, que passa a ser contado após o primeiro embarque.

Se você optou por utilizar a Linha de Turismo, a nossa sugestão é que antes do embarque, você anote quais são os principais atrativos que deseja conhecer. Nesta matéria vamos listar nove, dos 26 oferecidos.

O valor do bilhete de embarque custa R$ 50 por pessoa e pode ser paga no cartão de crédito, débito ou dinheiro. São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

Informações importantes

1 – O ônibus de turismo não funciona às segundas-feiras (exceto no período de férias escolares e em feriados nacionais);

2 – O ponto de partida fica na Rua 24 Horas, mas você pode embarcar em qualquer parada do ônibus;

3 – O Horário de circulação inicia às 8h30, e a cada 30 minutos passa um ônibus;

4 – Em um único dia não é possível fazer os 26 pontos turísticos. A dica é que você escolha quais lugares tem mais interesse em conhecer e comece por eles. Lembre-se: o bilhete pode ser usado durante 24h. Se ainda tiver tempo, utilize o tempo restante para conhecer novos lugares ou repetir o lugar que mais gostou;

5 – Fique atento para o último horário de circulação que o ônibus retorna para a Rua 24 Horas, ele estará escrito no display do veículo;

6 – Os bilhetes de embarque podem ser comprados diretamente no ônibus. Ele é individual e a reutilização do bilhete pode ser feita após 30 minutos do primeiro embarque;

7 – Crianças até 5 anos de idade não pagam o bilhete;

8 – Não é permitida a entrada de pets.

1 – Rua 24 Horas

Primeira rua a funcionar 24 horas no Brasil – Foto: Divulgação

A Rua 24 Horas, inaugurada em 1991, foi a primeira rua do Brasil a manter os seus pontos comerciais abertos dia e noite. O local é muito procurado por turistas para happy hour.

2 – Teatro Paiol

Teatro do Paiol foi inaugurado com um show de Vinícius de Moraes, Toquinho e Marília Medalha – Foto: Daniel Castellano/SMCS

O Teatro Paiol foi construído para ser um paiol de pólvora. A restauração do espaço foi feita pelo arquiteto Abrão Assad, que manteve os traços arquitetônicos originais. Em 1971 o lugar passou a ser um teatro e foi inaugurado com um show de Vinícius de Moraes, Toquinho e Marília Medalha.

3 – Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o ponto turístico mais visitado em Curitiba – Foto: Paraná Aqui

O Jardim Botânico é o atrativo turístico mais visitado em Curitiba. Além da estufa, também se destacam os famosos jardins e o Museu Botânica, que abriga espécies que são referência no território brasileiro.

Quando passar por lá, não deixe de visitar o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros de extensão em que é possível percorrer o trajeto de olhos vendados.

4 – Universidade Federal do Paraná e Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná estão entre os atrativos mais visitados da capital paranaense – Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi a primeira fundada no Brasil, em 1912. O local é um monumento arquitetônico em estilo neoclássico. Super vale a visita.

Em frente a UFPR está o Teatro Guaíra, um dos maiores teatros da América Latina. Foi inaugurado em 1884, reconstruído em 1952 e finalizado na década de 70.

Atenção: aqui, a dica é não descer do ônibus para a visita. Como essas atrações ficam no centro da cidade, e ficam de frente um para o outro, você pode passar por lá quando estiver caminhando pelos arredores.

5 – Paço da liberdade

Paço da Liberdade em Curitiba
O Paço da Liberdade passou por restauração, mas mantém as características originais – Foto: Prefeitura de Curitiba

O Paço da Liberdade é a antiga sede da prefeitura de Curitiba. A construção, de 1916, passou por restauração, mas manteve as características originais do edifício. Atualmente é um espaço cultural com café, livraria, biblioteca e espaço para realização de cursos.

6 – Passeio Público

O Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886. O espaço foi transformado em área de lazer e alguns animais de pequeno porte permaneceram no local. O portão de entrada é uma cópia do que existe no Cemitério de Cães d’Asnières, nas proximidades de Paris.

7 – Museu Oscar Niemeyer

O MON está entre as atrações mais visitadas na capital paranaense. Às quartas-feiras a entrada no museu é gratuita – Foto: Paraná Aqui

O Museu Oscar Niemeyer, carinhosamente chamado pelos curitibanos de MON e Museu do Olho, é um dos maiores museus da América Latina. A estrutura do local tem 35 mil m2 que se destaca em uma bela área verde e abriga mais de duas mil obras de artistas nacionais e internacionais.

Entre os pontos turísticos mais procurados em Curitiba, o MON tem entrada gratuita todas as quartas-feiras.

8 – Ópera de Arame

Com estrutura tubular e teto transparente, a Ópera de Arame é um dos pontos mais bonitos de Curitiba – Foto: Daniel Castellano / SMCS

De estrutura tubular e teto transparente, a Ópera de Arame é um dos símbolos mais bonitos de Curitiba. Inaugurado em 1992, o local recebe diferentes tipos de eventos, do popular ao clássico, passando por formaturas. O lugar está anexo a Pedreira Paulo Leminski, onde acontece grandes shows e a encenação da Paixão de Cristo.

9 – Setor Histórico

No setor histórico da cidade, com destaque para o Largo da Ordem, é passeio obrigatório para turistas e moradores de Curitiba – Foto: Ivan Bueno/SMCS

O Setor Histórico é visita obrigatória em Curitiba. O local tem calçamento de pedras irregulares e lá estão algumas construções mais antigas, com destaque para as igrejas da Ordem e do Rosário, as Ruínas de São Francisco e o velho Bebedouro.

À noite, os bares da região são bastante procurados por curitibanos e turistas. E as opções são para todos os gostos e bolsos.

Trajeto da Linha de Turismo

Conheça os 26 pontos turísticos por onde passa a Linha de Turismo – Foto: Hully Paiva/SMCS

Na matéria, citamos nove lugares em que a Linha de Turismo passa. Mas, o total dos pontos turísticos são 26. Abaixo listaremos todos os atrativos.

Rua 24 Horas – Praça Rui Barbosa – Museu Ferroviário – Teatro Paiol – Jardim Botânico – Rodoferroviária / Mercado Municipal – Teatro Guaíra / Universidade Federal do Paraná – Paço da Liberdade – Passeio Público / Memorial Árabe – Centro Cívico – Bosque do Papa / Memorial Polonês – Museu Oscar Niemeyer – Bosque Alemão – Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) – Parque São Lourenço – Ópera de Arame – Parque Tanguá – Parque Tingui – Memorial Ucraniano – Portal Italiano – Santa Felicidade – Parque Barigui – Torre Panorâmica – Setor Histórico – Praça Tiradentes – Rua das Flores.

Clique aqui e saiba quais são os horários de embarque em cada ponto turístico.

2 thoughts on “Linha de Turismo – Conheça nove, dos 26 pontos turísticos por onde passa o ônibus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *