Edição 2026 – Bandeirantes será sede do Fórum de Turismo Religioso

A cidade de Bandeirantes, no norte pioneiro, será a sede da edição de 2026 do Fórum Paranaense de Turismo Religioso. O Fórum tem como objetivo apresentar e identificar potenciais dentro do segmento, assim como trabalhar em prol da inter-religiosidade no turismo paranaense.
Vinculado a Secretaria de Estado do Turismo, o fórum é organizado pelo Comitê interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná. O evento deve acontecer em abril de 2026, colocando em destaque a tradição e aspectos culturais do município.
Rota do Rosário
A cidade de Bandeirantes foi escolhida para sediar o evento, graças a sua forte ligação com o turismo da fé. De acordo com o coordenador do comitê, Eliseu Rocha, a cidade foi escolhida por critérios técnicos. “A edição na região do Norte Pioneiro terá como pano de fundo o fator histórico da Rota do Rosário, peça-chave para o desenvolvimento dos fóruns anteriores e da ampliação da oferta turística nesse pedaço do Paraná”, disse.
A Rota do Rosário passa por 17 municípios das regiões Campos Gerais e Norte Pioneiro, em um trajeto que supera os 600 km. Contempla igrejas, capelas, templos, museus monumentos e outras atrações turísticas ligadas a fé cristã.
Na cidade de Bandeirantes está o Santuário de São Miguel Arcanjo, que possui uma imagem de 19,2 metros de altura, a terceira maior do mundo dedica ao santo. O local, com boa estrutura, possui loja de artigos religiosos, capela de adoração, a Casa do Peregrino, praça de alimentação e sanitários.
Ainda no complexo do santuário está a maior cruz do Brasil e a segunda mais alta do mundo, com 81 metros de altura. Para os devotos de Maria, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é parada obrigatória e atrai muitos peregrinos. Em seu interior há muitas obras sacras.