CURITIBA

Agenda cultural – Shows, leitura e oficina de escultura agitam o fim de semana na capital

O final de semana em Curitiba promete. Até domingo (27/4), a agenda cultura está repleta de atividades para aqueles que desejam se divertir com a família em diferentes lugares da capital. Na agenda estão shows de choro e samba, oficinas de escultura e contação de histórias para os pequenos. Os espaços onde acontecerão os eventos será no Conservatório de MPB e Teatro do Paiol, Memorial Paranista e Casas de Leituras.

No tradicional evento Domingo no Centro, a Fundação Cultural de Curitiba vai levar até o calçadão da XV de Novembro, um palco cheio de atrações.


Literatura premiada nas Casas da Leitura

As atividades começam na sexta-feira (25/4), na Casa da Leitura Wilson Martins. A contação de histórias, baseada em Os Fantásticos Livros Voadores, de Modesto Máximo, seguida da exibição de trechos do curta-metragem homônimo, vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação (2012), será às 14h.

Às 15h, no Portão Cultural, a Casa da Leitura Wilson Bueno, fará uma homenagem à escritora Hilda Hilst com uma roda de leitura do livro Cascos e Carícias.

No sábado (26/4), o Clube de Leitura do Vestibulando acontece na Casa da Leitura Hilda Hilst, com a clássica obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. A obra mostra a realidade de uma mulher negra em situação de extrema pobreza. A leitura é obrigatória, não somente na lista de vestibulares.


É No Choro Que Eu Vou

No sábado, às 11h, o Conservatório de MPB recebe a abertura do projeto É No Choro Que Eu vou. Formados por músicos curitibanos, o grupo leva música brasileira ao alcance de todos.

Ao longo do festival, o grupo passará pelas dez regionais de Curitiba, com apresentações em escolas municipais, centros, centros comunitários e Ruas da Cidadania.

A agenda cultural de sábado é extensa. O tradicional Teatro Paiol recebe uma noite especial do Paiol Cantante. A cantora curitibana Janine Mathias traz como convidado o sambista Nei Lopes para um bate-papo seguido de show. O encontro, que une gerações e territórios musicais, reafirma o valor da cultura afro-brasileira e do samba como força de expressão popular.

No domingo (27/4), a atração fica por conta do grupo Regional Roseira. Formado por mulheres instrumentistas e participantes do evento. É No Choro Que Eu Vou, os componentes sobem ao palco do Conservatório com uma roda de choro que valoriza o protagonismo feminino na música instrumental brasileira.


Oficina de escultura no Memorial Paranista

Para aqueles que querem exercitar a criatividade, no sábado (26/4), das 10h30 às 12h, no Memorial Paranista, acontece uma oficina de escultura. Inspirada nas obras de João Turin, a atividade convida os participantes a experimentar técnicas de modelagem em argila. A atividade é indicada para todas as idades, inclusive crianças. Para participar, os pequenos devem estar acompanhados por um responsável. No final, os participantes podem levar para casa suas criações.
As inscrições devem ser realizadas através do link inscrição para a oficina de escultura .


Domingo no Centro

O evento Domingo no Centro oferece várias atrações artísticas para o público que passar pelo Calçadão da XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho. As apresentações serão da Orquestra à Base de Corda, regida pelo maestro João Egashira. Logo após o grupo Tupi Pererê anima a criançada com música e contação de histórias. As atividades acontecem no palco da Fundação Cultural de Curitiba e iniciam às 10h.

Ao meio-dia, grupos étnicos da cidade levarão danças e trajes típicos para o Centro da cidade. A tarde segue animada para os pequenos com as palhaçadas do Gran Circo Stopim Cia dos Palhaços.

O encerramento do Domingo no Centro, acontecerá em grande estilo ao som da Banda Lyra, às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *