Itaipu participa do maior evento de distribuição de energia da América Latina

A Itaipu Binacional participa do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), considerado o maior evento do segmento da América Latina, que começou nesta segunda-feira (7) e continua até quinta (10), no Expotrade, em Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, abriu o encontro, na noite desta segunda-feira. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e a diretora financeira executiva, Margaret Groff, participaram da solenidade.

Entre os principais temas debatidos no seminário estão inovação, ética, gestão regulatória e clientes. Além do seminário, Itaipu também participa da feira, que ocorre paralelamente ao evento, com um estande.

Na abertura do seminário, Samek ressaltou que o Brasil está passando por uma verdadeira transformação na área de energias renováveis. A hidroeletricidade, energia limpa e renovável, corresponde a 66% da matriz elétrica brasileira, e outras fontes limpas, como a eólica, estão em franco crescimento. Em 2008, a geração eólica era de apenas 247 MW. Em 2015, saltou para 5.833 MW, um salto de 2.261%.

Outra fonte renovável que cresceu muito, nos últimos sete anos, foi a geração a partir da biomassa. No total, passou de 4.193 MW em 2008 para 12.415 MW em 2015, um aumento de 196%. Itaipu contribui para isso com parcerias e investimentos em projetos pioneiros na região próxima à usina. Parte da frota da usina é abastecida hoje com gás biometano. A matéria-prima vem do Oeste paranaense.

Desde setembro, o Brasil é signatário do Acordo de Paris, compromisso internacional para reduzir emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. O País assumiu o compromisso oficial de cortar as emissões em 37% até 2025 e em 43% até 2030, tendo como base o ano de 2005. “A geração de energia tem um papel fundamental nesse compromisso e nossa matriz limpa e renovável nos coloca na vanguarda do desenvolvimento”, concluiu Samek.

Participações

Pailnel de Debates – Gestão Regulatória – Mecanismos para estimular investimentos no setor de Distribuição de Energia. Participantes: Moderadora: Solange Ribeiro – Presidente do Grupo Neoenergia Painelistas: Ministro Fernando Coelho Filho Vice PR Cida Borghetti Romeu Donizete – Diretor-Geral da ANEEL Nelson Fonseca Leite – Presidente da ABRADEE Pinhais: 07-11-2016 Foto: Carlos Ruggi

Participaram também da abertura do evento o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior; o presidente da Copel, Luiz Fernando Leoni Vianna; o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite; a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; e representantes das principais concessionárias de energia do País.

Programação do Sendi

A expectativa da organização do Sendi é reunir cerca de 2 mil lideranças do setor de distribuição de energia elétrica. Composto por painéis com debates e apresentação de trabalhos técnicos, o encontro é promovido pela Abradee e coordenado pela Copel.

 

Eólica em debate

O debate passa também pela diversificação de fontes de geração de energia frente à crescente demanda nacional por energia, por meio de fontes alternativas e renováveis, como a geração eólica. Nesta edição, 776 trabalhos técnicos também foram inscritos, dos quais 200 foram selecionados para serem apresentados em sessões técnicas e 80 em formato de pôster.

 

Fotos: Carlos Rugi

(Visited 21 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *