Hospital Angelina Caron realiza primeiro transplante de medula óssea

O Hospital Angelina Caron realizou no dia 16 de agosto seu primeiro transplante de medula óssea e o procedimento foi integralmente amparado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica na região metropolitana de Curitiba e é considerado um centro médico-hospitalar de referência no Sul do país, principalmente em tratamentos oncológicos de alta complexidade.  A paciente transplantada inaugurou o setor de TMO da instituição, que a partir de agora pretende realizar outros transplantes e procedimentos complexos.

“O Hospital Angelina Caron é há muitos anos referência em oncologia e o transplante de medula é um tratamento muito indicado para determinadas doenças malignas. Em alguns casos é a única oportunidade de cura para os pacientes. O transplante foi a realização de um sonho e o resultado da soma de esforços de toda uma equipe de profissionais”, afirma a médica Cristiane Lange Sabóia, oncologista e hematologista do hospital. A paciente transplantada sofria de um quadro grave de leucemia e vem reagindo muito bem ao tratamento.  “As células transplantadas passaram a fabricar novas células dez dias após o transplante. A paciente recebeu alta hospitalar 15 dias após o término do procedimento, sem qualquer complicação. Realmente correu tudo muito bem.”

O setor de TMO do Hospital Angelina Caron foi construído com capacidade para 30 leitos, que obedecem a todas as exigências normativas do Ministério da Saúde, e conta com equipamentos especiais como máquina de aférese, centrífugas e freezer -80º.  “Já temos três pacientes na fila de espera e pretendemos realizar os transplantes ainda em setembro, todos pelo SUS”, detalha a especialista.

O transplante de medula óssea ocorre de duas maneiras: via autotransplante, que consiste em transplantar células tronco do próprio paciente em seu corpo, e de maneira alogênica, quando o paciente recebe células de um doador. Os dois processos de transplante serão realizados no Hospital Angelina Caron.

(Visited 77 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *